Fossilização: Entenda Este Processo

on terça-feira, 7 de abril de 2009

Os animais e vegetais podem se preservar como fósseis de diferentes maneiras. Um organismo se fossiliza como resultado de um conjunto de processos que ocorrem a partir de sua morte e seu sepultamento. Geralmente, os animais que possuem partes duras, com um esqueleto mineralizado (concha dos moluscos, por exemplo), e as partes mais resistentes dos vegetais (troncos e galhos) têm maiores chances de se preservar. Animais que não apresentam esqueleto, como os invertebrados sem concha, e as partes mais delicadas dos vegetais (flores e frutos) têm um potencial muito baixo de fossilização.

Dependendo das condições ambientais, o organismo, após sua morte, poderá se preservar de diferentes maneiras: através da moldagem, incrustação mineral, substituição das partes moles por substâncias minerais, mumificação ou congelamento. Pode também ocorrer a preservação dos registros da atividade biológica dos organismos quando vivos (Icnofósseis).

Na fossilização os compostos orgânicos que constituem o organismo morto são substituídos por outros mais estáveis nas novas condições. Estes podem ser calcite, sílica, pirite, carbono, entre outros.

Observe como ocorre.











Fontes: Fóssil, Portal das Curiosidades

1 opiniões:

Elienai Oliveira disse...

hummm bem legal isso, fica muito mais interessante aprendermos dessa forma, essas animações ajudam bastante... esse blog tá cada dia melhor! hehehe

Postar um comentário

O que vcocê pensa sobre isso?