Revitalização do Símbolo Do Biólogo

on sábado, 4 de abril de 2009

Em 2009 comemora-se 30 anos da regulamentação da profissão de biólogo. Uma das atividades programadas para comemorar essa data é a revitalização do Símbolo da profissão.

Sem perder a essência que faz da logo do CFBio uma marca tão forte e presente entre o Biólogo, sua revitalização pode ser percebida como uma agregação de valores.

Começando pela forma que foi utilizada como base para os elementos: o círculo. Na simbologia das formas, representa a união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo. Assim, ele condiz com a proposta do próprio Conselho, somando e interligando valores, laços e vínculos entre os profissionais representados por essa instituição. Também representa o movimento, a atividade, reproduzindo a busca por melhores dinâmicas entre as relações dos biólogos. O azul, usado de forma mais clara no círculo, é uma cor profunda e calma, que a princípio, representa a água, mas que também passa a idéia de maturidade. O azul também é a cor da biologia.

A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia. A base de sua estrutura forma um espermatozóide, que fecundando o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade – a essência da profissão do biólogo.

Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo a base dos estudos biológicos, a natureza é representada pelas folhas da base do círculo. Sua cor, não poderia ser outra, senão o verde, pois é a cor universal para a representação da natureza, passando a idéia de frescor, harmonia e equilíbrio.

A espiral, que se encontra dentro das folhas, é o símbolo da evolução e do progresso. O biólogo sempre deve buscar novos estudos e pesquisas que possam atualizar seus conhecimentos e acrescentar informações úteis a sua profissão. Esse elemento também possui uma interpretação mais subjetiva, podendo ser traduzido de diferentes formas, como por exemplo, a representação de um caracol ou da asa de uma borboleta, mostrando a interação do biólogo com a biodiversidade e o Planeta, na buca de sua conservação, manejo e sustentabilidade.

O símbolo traduz conceitos que envolvem o cotidiano do biólogo e também a importância da vida para esses profissionais. Ao agregar valores de união e evolução à marca CFBio, busca-se demonstrar a forma dinâmica e pró-ativa de relacionamento do Sistema CFBio / CRBios com o biólogo e a sociedade.

Eu gostei muito dessa revitalização.. e você, o que achou? Para ver a imagem em tamanho maior clique aqui.


Fonte: CRFBio 4 (Conselho Regional de Biologia 4ª Região)

Icnofóssil e Somatofóssil

Icnofósseis são fósseis de vestígios de atividade vital, ou seja, de atividade biológica de organismos do passado (do grego icnos, traço, vestígio + fóssil). São icnofósseis os fósseis (mineralizações, incarbonizações ou moldes) de pegadas, de pistas de deslocação, de marcas de dentadas, de excrementos, de ovos, de túneis e de galerias de habitação, etc.

Icnofóssil de pegada de dinossauro carnívoro (Terópode). Jurássico, Serra de Aire


Somatofósseis são fósseis de restos somáticos, isto é, de restos corpóreos ou integrantes do corpo de organismos do passado (do grego soma, somatos, corpo + fóssil). São Somatofósseis os fósseis (mineralizações, incarbonizações ou moldes) de dentes, de carapaças, de folhas, de conchas, de troncos, de ossos, etc.

Somatofóssil de concha de vieira (Pecten). Miocénico do Algarve


Fonte: Temas de Paleontologia

O Que é Um Paleontólogo

Um paleontólogo é um cientista com formação superior em Geologia (ou em Biologia, ainda que esta seja menos frequente) que estuda os fósseis para investigar como eram os organismos e os ecossistemas do passado da Terra. O paleontólogo estuda os fósseis, também, para perceber como estes se formaram e como podem ser usados para a datação relativa dos extratos rochosos em que ocorrem. Os paleontólogos são os cientistas que estudam Paleontologia.


Para se ser paleontólogo é necessário, sobretudo, ser curioso e querer saber mais sobre os animais e as plantas que povoaram a Terra há muitos milhões de anos e sobre os fósseis. Os paleontólogos são cientistas com um gosto muito especial pela Geologia e pela Biologia (pelas Ciências da Natureza em geral), uma vez que, para investigar a Vida do passado da Terra e estudar os seus fósseis, é necessário conhecer bem a geologia dos locais onde estes ocorrem e a biologia dos organismos que lhes deram origem.


Para estudar Paleontologia é necessário, antes de mais, ingressar num primeiro ciclo de Geologia. Também é possível tornar-se paleontólogo partindo de uma formação de base em Biologia.


As vantagens de ser paleontólogo são várias, bem como ter uma profissão diferente, imaginativa e estimulante. Poder estudar temas fascinantes. Descobrir fósseis com milhões de anos de idade que nunca ninguém tinha visto antes! Investigar o passado da Vida sobre a Terra. Fazer parte de equipes de investigação científica nacionais e internacionais. Trabalhar em contato com a natureza e poder viajar para sítios exóticos (desertos e florestas tropicais em todo o mundo!) para realizar trabalho de campo e recolher fósseis para estudo.


Só é paleontólogo quem quer ser paleontólogo. E querer é poder!


Fonte: Temas de Paleontologia