Icnofóssil e Somatofóssil

on sábado, 4 de abril de 2009

Icnofósseis são fósseis de vestígios de atividade vital, ou seja, de atividade biológica de organismos do passado (do grego icnos, traço, vestígio + fóssil). São icnofósseis os fósseis (mineralizações, incarbonizações ou moldes) de pegadas, de pistas de deslocação, de marcas de dentadas, de excrementos, de ovos, de túneis e de galerias de habitação, etc.

Icnofóssil de pegada de dinossauro carnívoro (Terópode). Jurássico, Serra de Aire


Somatofósseis são fósseis de restos somáticos, isto é, de restos corpóreos ou integrantes do corpo de organismos do passado (do grego soma, somatos, corpo + fóssil). São Somatofósseis os fósseis (mineralizações, incarbonizações ou moldes) de dentes, de carapaças, de folhas, de conchas, de troncos, de ossos, etc.

Somatofóssil de concha de vieira (Pecten). Miocénico do Algarve


Fonte: Temas de Paleontologia

10 opiniões:

Anônimo disse...

legal demais *-* mas é real? :)

Anônimo disse...

obrigado me ajudou muito para meu teste

Anônimo disse...

Eu Queria Saber a Importância de Cada um deles

Anônimo disse...

A importância dos icnofósseis está relacionada na compreensão dos paleoambientes sedimentares, uma vez que os icnofósseis representam o comportamento dos seres vivos há possibilidades de inferir condições como energia do meio, batimetria relativa, oxigenação, salinidade, entre outros. Outra importância é que os icnofósseis ocorrem 'in situ', ou seja, os fósseis corporais ou os somatofósseis podem ser fossilizados longe do local em que viveram, pois podem ter sofrido transporte. Por outro lado, salvo raras exceções, as pegadas não podem ser transportadas, representando autoctonia. Em poucas palavras os somatofósseis são importantes para conhecer os grupos de seres vivos do passado e os icnofósseis para conhecer a ecologia de tempos pretéritos.
Espero que ajude,
Abraços, Daniel

Área 5 APeC disse...

Esta material me ajudou muito em minha pesquisa

Unknown disse...

me ajudou muito !!!

Unknown disse...

Obrigad pela ajudinha

Anônimo disse...

Vocês deveriam estar lendo livros e não pesquisando em blogs.

Anônimo disse...

Toma no *@

Blog da Juh disse...

Oi, gostei muito de saber! Se puder, Leia as matérias do meu blog, obrigada

Postar um comentário

O que vcocê pensa sobre isso?