Pesquisadores Encontram Fóssil de Sapo Gigante

on sexta-feira, 3 de abril de 2009

Há pouco mais de um ano, paleontólogos descobriram em Madagascar um fóssil de um sapo gigante de 40,6 cm e 4,5 kg, que teria vivido há cerca de 70 milhões de anos entre os dinossauros na África e pode ser o maior animal do tipo a ter existido. O qual foi batizado com o nome científico de Beelzebufo ampigna, que quer dizer sapo diabólico ou algo parecido. Este pode ter sido o maior sapo a ter habitado a face da Terra, afirmam os paleontólogos.

O sapo, com uma couraça grossa e com dentes, pode ter chegado a devorar dinossauros recém-nascidos, segundo os cientistas, liderados pelo paleontólogo David Krause, da Universidade Stony Brook (EUA). Eles acreditam que este anfíbio pertenceu à família de sapos que hoje em dia vive na América do Sul.

"Este sapo, se tinha os mesmos costumes que os sapos da mesma família de anfíbios na América do Sul, era bastante voraz. É possível, inclusive, que tenha devorado mamíferos, rãs menores e, levando em conta seu tamanho, até alguns dinossauros", explicou Krause.

Os fóssil do sapo data do fim do período Cretáceo, entre 65 e 70 milhões de anos atrás, aproximadamente.


Fonte: Folha Online

1 opiniões:

Anônimo disse...

Noosa! Só a Ciencia pra fazer estes tipos de descobertas e mostrar as evidencias existentes entre seus decendentes... é muuito interessante. Valeu pessoal voces sao demasiadamente inteligentes e curiosos, e isso é bom, para nós leitores e "blogueiros". Abraços.

Postar um comentário

O que vcocê pensa sobre isso?