Gigantes do Passado

on quinta-feira, 9 de abril de 2009

Como já falamos sobre o fóssil do sapo 'gigante', estaremos postando agora sobre outros fósseis de animais 'gigantes' e a importância dessas descobertas. Vamos lá!


Descoberto fóssil de pinguim 'gigante' no Peru

Pinguins "gigantes", com cerca de 1,5 m de altura e um bico de quase 18 cm de comprimento, habitavam a região onde hoje fica o Peru há mais de 40 milhões de anos. Isso mostra que as aves começaram a migrar para regiões de clima mais quentes muito antes do que os cientistas imaginavam.

Conhecidos por sua presença na Antártida, os pinguins hoje habitam muitas ilhas localizadas no hemisfério sul, algumas até próximas à Linha do Equador. Mas os cientistas acreditavam que eles só começaram a viver em regiões mais quentes há cerca de 10 milhões de anos.

Fósseis de dois tipos diferentes de pinguim - datados em 40 milhões de anos - achados no Peru mostraram que essa teoria estava errada. Um deles, o Icadyptes salasi, media cerca de 1,5 m de altura e tinha um longo bico afinado, com quase 18 cm de comprimento. O segundo fóssil descoberto no local era da espécie Perudyptes devriesi, de tamanho similar ao do atual pinguim-rei, cerca de 90 cm de altura.


Fóssil da maior serpente do mundo pode ajudar
a perceber alterações climáticas

Os cientistas que estudam os restos da maior serpente do Mundo, descobertos no Norte da Colômbia, acreditam que estes poderão trazer revelações sobre o clima e o meio ambiente em que viveu o réptil há 60 milhões de anos.

Batizada de "Titanoboa Cerrejonensis" devido ao seu tamanho e à localização da mina de carvão de Carrejón onde foi encontrada há cerca de dois anos, a gigantesca serpente tinha mais de 13 metros de comprimento e pesava 1,25 toneladas, de acordo com os paleontólogos que analisaram as suas vértebras e cujas conclusões do estudo estão publicadas na última edição da revista "Nature".


Fontes: Cultura Peruana, Curiosidades da Dra Shirley


0 opiniões:

Postar um comentário

O que vcocê pensa sobre isso?